Sobre Francisco Morato

Cidade de Francisco Morato

Francisco Morato é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, microrregião de Franco da Rocha. A população estimada em 2009 era de 157.294 habitantes e a área é de 49,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 3.470 hab/km². Tornou-se município em 1965, quando se emancipou de Franco da Rocha.

O município é servido pelos trens da linha 7 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, CPTM.

Localização e características geofísicas

O município de Francisco Morato localiza-se na parte Norte-Noroeste da Grande São Paulo, fica a 30,5 km em linha reta da capital do Estado, 43 km por ferrovia e 45 por rodovia.

Os limites da cidade: ao Norte é a cidade de Campo Limpo Paulista, ao Nordeste fica Atibaia, a Oeste, Sul e Leste fica Franco da Rocha.

A área do município é de 49,2km2.

Os rios que cruzam a cidade são os ribeirões Tapera Grande e Euzébio Matoso.

Segundo o senso realizado em 2004, a população é de 161.827 habitantes.

A cidade é servida pela Rodovia Tancredo de Almeida Neves (SP-320), a antiga Estrada Velha de Campinas, e pela ferrovia Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, operada pela CPTM.

Cultura

A cultura da cidade de Francisco Morato é vista de maneira singular, principalmente por sua história, fator esse que caracterizou a cidade como "melodia" tendo uma das corporações musicais mais antigas do Brasil, a Corporação Musical Rogério Levorin.
A Cidade conta com um Conselho Municipal de Cultura, empossado dia 19 de Janeiro de 2008, com o Conselho da Comunidade negra, com diversos grupos de Dança / Teatro e Música e com uma orquestra (A Orquestra Experimental Pró-Morato) criada e mantida pela Associação Cultural Comunitária Pró-Morato.

Dentre os movimentos culturais existentes na cidade, destaque para a atividade dos Núcleos de Ação Cultural (NAC), que desenvolve projetos relacionados a manifestações artísticas na cidade e região; para a ação da Pró-Morato (projetos de capacitação para o mercado de trabalho e bem estar social); IDES (projetos de capacitação profissional e oficinas culturais); e para o Movimento Animorato, que tem se tornado uma opção para toda região como feira cultural voltada para cultura japonesa, desenho, quadrinhos e animação.

Deve-se também considerar a atuação de grupos que desenvolvem a arte teatral, como o Animaloco em atuação desde 2002; e o grupo Girandolá, que também tem levado espetáculos a vários festivais de teatro do Estado e em espaços culturais diversos, como SESCs e Teatros Municipais.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Francisco Morato .

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade Francisco Morato

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias da Francisco Morato por email
 

 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Campo Limpo Paulista, Atibaia, Mairiporã e Franco da Rocha.

Dados Principais sobre Francisco Morato

Aniversário: 21 de Março
Fundação : 1965
Gentílico: moratense
Área: 49,164 Km²
População 154.538 hab. (2010)
IDH 0,738 - médio
Prefeitura Francisco Morato


Brasão de Francisco Morato
Brasão de Francisco Morato

Bandeira de Francisco Morato
Bandeira de Francisco Morato

Vídeo sobre a cidade de Francisco Morato
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Francisco Morato

Mapa Francisco Morato

 

Moradores ilustres de Francisco Morato

 

   

  Sobre o EncontraFranciscoMorato
Fale com EncontraFranciscoMorato
Anuncie no EncontraFranciscoMorato
Cadastre sua Empresa no EncontraFranciscoMorato (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraFranciscoMorato | Privacidade EncontraFranciscoMorato
Bandeira de Francisco Morato